top of page
  • Foto do escritorIBV Cursos

Concurso PM-SP 2019


Teremos provas em 2019 ou somente em 2020?

Foi publicada nesse sábado, dia 30 de março, a autorização para concursos públicos para a Polícia Militar do estado de São Paulo. O Governador, João Dória, autorizou a contratação de 5.400 Soldados para a PM-SP com o provimento dos cargos para 2020.

E agora? Então teremos concurso público para a PM-SP somente em 2020?

Muitas dúvidas acerca do tema começaram a surgir, várias interpretações diferentes, alarde e muita confusão, por esse motivo resolvemos trazer para você a melhor explicação sobre o tema.

A palavra chave para desmistificarmos toda essa confusão é: PROVIMENTO

Entenda: Provimento = Preenchimento.

Ok!? Então vamos lá.

Para que o provimento dos primeiros cargos seja realizado já para maio de 2020, conforme previsto na autorização, o concurso público precisa ser realizado ainda em 2019!

Para uma melhor compreensão, o concurso da Polícia Militar necessariamente é composto por várias fazes, etapas onde, em cada uma delas, o candidato é constantemente e criteriosamente testado e analisado de modo a verificar se realmente está apto para exercer as atribuições do cargo pretendido.

Após a prova escrita os aprovados dentro das vagas estipuladas no edital são convocados, após alguns meses, para a realização do TAF (teste de aptidão física), posteriormente o candidato é submetido também a um exame psicológico, exame médico e até mesmo à investigação social.

Para que todas essas etapas sejam cumpridas, exige-se bastante tempo! Em média, cerca de um ano para que o candidato percorra todas as fases e, ao final, sendo aprovado em todas etapas, haja o provimento (preenchimento) do cargo.

Resumindo, para que a autorização do Governador seja devidamente cumprida, ou seja, para dar provimento aos cargos já em maio de 2020, é necessário que haja a realização de concurso público ainda para esse ano de 2019, e o mais importante, que o concurso seja realizado o quanto antes.

Outra informação a ser desmistificada é sobre um possível concurso para Soldado da PM-SP com somente 300 vagas! Essa informação não procede, houve sim uma interpretação equivocada dos fatos! O que aconteceu foi que em uma outra coletiva de imprensa o Governador estava salientando a necessidade de construção de novas Baeps (Batalhões Especiais), e que seria necessária a contratação de cerca de 300 Policiais, porém, para ocuparem os Batalhões Especiais, e não para novos concursos.

De todo modo salientamos que a realização de concursos públicos compete exclusivamente à Administração Pública, portanto, ninguém além dela própria pode garantir a realização de um concurso, seria leviano e no mínimo tendencioso. Nossa preocupação aqui é em explicar melhor os fatos e desmistificar a situação com base em provas e argumentos jurídicos.

O que podemos garantir e queremos deixar bem claro aqui é que, como dissemos repetidas vezes, para que se cumpra a autorização, resta mais do que evidente que o concurso público precisa acontecer ainda em 2019.

Independentemente o que aconselhamos é que você estude, mais cedo ou mais tarde o concurso virá e você precisará estar preparado!

Requisitos para se candidatar às vagas para o concurso de Soldado da PM-SP:

Ensino médio completo;

Carteira Nacional de Habilitação entre categorias B e E;

Idades entre 17 e 30 anos;

Altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60 para homens.

A remuneração inicial da carreira é de R$ 3.143,70.

O IBV Cursos iniciará em Santos/SP já no dia 15 de abril seu curso preparatório para a prova, para todas as informações é só clicar aqui: http://bit.ly/CursoSoldadoIBV

O texto te ajudou? Então compartilhe a informação para que ajude mais pessoas!

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page