• IBV Cursos

Concurso para o INSS não será autorizado


O Ministério da Economia respondeu oficialmente à recomendação do Ministério Público Federal, em relação à Recomendação nº 23, no que se refere à abertura de um concurso público para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O prazo para que a pasta se pronunciasse se encerrou na última terça-feira, dia 11 de junho.

Segundo o comunicado do Ministério da Economia, a atual situação fiscal do país limita a atuação da Administração Pública em ações que acarretem impactos orçamentário-financeiros tanto para este ano quanto para os exercícios subsequentes, o que impossibilita a autorização realização de um concurso público para o INSS neste momento.

O Ministério da Economia acrescenta ainda que está estudando medidas para melhorar e otimizar o trabalho no INSS, mesmo diante de uma situação no quadro pessoal que é problemática. As medidas incluem, por exemplo, o mapeamento, otimização e automação de processos; a revisão de procedimentos e modernização de normativos internos; e a realocação de pessoal entre unidades do próprio órgão, de modo a atender as prioritárias e que garantam a melhoria da oferta de seus serviços públicos.”

Situação atual do INSS

O INSS possui atualmente mais de 19 mil cargos vagos! Em 2017, o órgão solicitou 7.888 vagas ao Ministério do Planejamento para um novo concurso INSS em 2018. Dessas vagas, 3.984 são para o cargo de técnico, 1.692 vagas para analista e 2.212 para perito médico.

Além do déficit atual, a Assessoria do órgão confirmou que foram solicitadas 2.594 aposentadorias para 2019.

#concursopúblico #inss #curso #presencial #santos #cursinho #ibv #ibvcursos

55 visualizações
  • YouTube ícone social
  • Instagram - White Circle
  • Facebook Social Icon

Av. Ana Costa, 300, Santos- SP 

(13) 99728-9235